Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1702
Tipo: conferenceObject
Título: Otimização em Projetos de Reatores Nucleares Baseada em Rede Neural e Algoritmo Genético
Autor(es): PEREIRA, Cláudio Márcio do Nascimento Abreu
SCHIRRU, Roberto
MARTINEZ, Aquilino Senra
Resumo: Este trabalho apresenta um protótipo de um sistema para otimização de projetos do núcleo de reatores nucleares, baseado em algoritmo genético e redes neurais artificiais. Uma rede neural é modelada e treinada para predizer os valores de fluxo e fator de multiplicação de nêutrons baseada nos valores de enriquecimento, passo da rede e espessura do revestimento, apresentando erro médio menor que 2%. Os valores preditos pela rede neural são, então, utilizados pelo algoritmo genético em sua busca heurística, guiada por uma função objetivo que premia os altos valores de fluxo e penaliza valores de fator de multiplicação mais afastados do exigido. Associando a rapidez da predição - que substitui a execução do código de física de reatores no cálculo das variáveis a serem otimizadas - com a capacidade de otimização global do algoritmo genético, obteve-se um sistema de otimização do núcleo de reatores, rápido e eficaz.
Palavras-chave: Otimização
Reatores Nucleares
Algoritmo Genético
Redes Neurais Artificiais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1702
Data do documento: 1997
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Tecnologia para Sistemas Complexos - Trabalhos de Congresso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otimização em Projetos de Reatores Baseada em Rede Neural.PDFOTIMIZAÇÃO EM PROJETOS DE REATORES NUCLEARES BASEADA EM REDE NEURAL E ALGORITMO GENÉTICO160,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.