Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1816
Tipo: conferenceObject
Título: Análise do levantamento radiométrico durante operação do Reator Argonauta
Autor(es): OLIVEIRA, Eara de S. L.
CARDOZO, Katia K. M.
SILVA, João Carlos P.
SANTOS, João Regis dos
Resumo: O reator Argonauta do Instituto de Engenharia Nuclear - IEN/CNEN, opera, normalmente, a potências entre 1,7 e 340 W, em procedimentos de neutrongrafia, produção de radionuclídeos e aulas experimentais de física de reator para cursos de pós-graduação. As doses provenientes nêutrons e radiação gama são medidas quando o reator encontra-se crítico, dentro do salão do reator e nas regiões circunvizinhas. Um estudo dos dados obtidos foi realizado para avaliar a necessidade diária desse levantamento no salão do reator. Tendo em vista o princípio ALARA, que visa a otimizar e minizar a dose recebida pelo indivíduo, propomos, neste trabalho, mediante uma análise dos dados adquiridos em levantamentos radiométricos ocupacionais, uma reformulação da rotina de monitoração de área praticada pela equipe de proteção radiológica do Instituto de Engenharia Nucelar, visto que outras rotinas de acompanhamento quanto à proteção radiológica também são aplicadas na rotina do reator. As operações em análise ocorreram com o reator operando a potência de 340 W, em intervalos de 60, 120 e 180 minutos, nos pontos de monitoração em áreas controlada, supervisionada e livre. Os resultados mostraram valores de dose significativos na saída do canal J-9 quando a operação ocorre com este aberto. Com 180 min de funcionamento, os valores medidos de taxa de dose foram menores do que os valores em operações de 60 min e 120 min. No ponto na área supervisionada, em local externo ao salão do reator, situado na direção do canal J-9, o valor reduz mais que de 14% em qualquer tempo de operação em relação à taxa de dose medida no ponto em frente ao canal. Há uma redução 50% nas taxas de dose para as operações com e J-9 fechado. Os resultados sugerem uma nova periodicidade do levantamento radiométrico cujo modo de operação se mantenha em condições semelhantes, desde que associada a outras práticas relevantes de radioproteção.
Palavras-chave: Reator Argonauta
Radiação gama
Levantamento radiométrico
Neutrongrafia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: Congresso da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SBPR
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1816
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Tecnologia para Sistemas Complexos - Trabalhos de Congresso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO REGIS DOS SANTOS. Análise do levantaento radiométrico durante a operação do reator Argonauta.pdfArtigo proveniente de anais de congresso351,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.