Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1873
Tipo: mastherThesis
Título: Produção de 201T1 para a aplicação na medicina
Autor(es): Braghirolli, Ana Maria Silveira
Primeiro Orientador: Silva, Arthur Gerbasi da
Resumo: O 201T1 está sendo utilizado em medicina com grande sucesso para estudos de imagens e diagnóstico do miocárdio. Com o objetivo de produzir 201T1 livre de carregador e de impurezas, para fins médicos, foram desenvolvidos métodos de formação e separação desse radioisótopo, utilizando-se o ciclotron CV-28 do Instituto de Engenharia Nuclear. O 201Pb, precursor do 201T1, é produzido pela irradiação de T1 natural com prótons de 24 MeV. O alvo é dissolvido em HNO3, o 201Pb produzido é separado por co-precipitação com Fe(OH)3, e este Fe posteriormente separado por troca aniônica. Depois de 32h da separação do 201Pb, o 201T1 é separado de Pb remanescente por troca aniônica. A separação química é feita numa célula de processamento remoto utilizando manipuladores, pinças e sistemas elétricos e pneumáticos. O rendimento de alvo grosso de 201Pb é de 1,7 mCi/uAh. A produção de 201T1 no momento está limitada acerca de 4 mCi por irradiação. No futuro espera-se aumentar este número para 20 mCi por irradiação.
Palavras-chave: Radioisótopos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Federal do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Engenharia Nuclear
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1873
Data do documento: Dez-1981
Aparece nas coleções:Aplicação de técnicas nucleares na indústria, saúde e meio ambiente - Teses e Dissertações dos Servidores do IEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA BRAGHIROLLI M.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador