Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1899
Tipo: mastherThesis
Título: Soldagem TIG de tubos de aço inox AISI 316 para varetas combustíveis
Autor(es): Bittencourt, Marcelo de Siqueira Queiroz
Primeiro Orientador: Perdigão, Sergio de Carvalho
Resumo: Foi realizado um estudo da selagem de tubos de aço inoxidável austenítico AISI 316, 20% de formado a frio, a pinos de material similar pelo processo de soldagem TIG autógeno, visando a sua utilização como vareta de combustível para reatores nucleares. Inicialmente foram executadas soldas preliminares, empregando-se dois projetos de pino tampão, que permitiram a seleção de uma solda considerada ideal. A seguir procedeu-se à confecção de corpos de prova soldados, com os parâmetros escolhidos, a fim de se averiguar o comportamento mecânico do componente. Foi também realizado um tratamento térmico na temperatura de serviço em corpos de prova soldados visando examinar o efeito causado no componente em serviço através de observações microestruturais e do comportamento mecânico. Este componente foi comparado ao como soldado. Concluiu-se que a recristalização causada pela soldagem diminuiu as propriedades mecânicas do componente. O tratamento térmico aumentou as propriedades mecânicas do componente. O tratamento térmico aumentou as propriedades mecânicas, mas diminuiu o tempo de vida do componente quanto à ruptura.
Palavras-chave: Soldagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Federal do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia em Ciências Metalúrgicas e de Materiais
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1899
Data do documento: Mar-1985
Aparece nas coleções:Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear - Teses dos Servidores do IEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO BITTENCOURT- M.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.