Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1912
Tipo: doctoralThesis
Título: Metodologia para validação de sinal usando modelos empíricos com técnicas de inteligência artificial aplicada a um reator nuclear
Autor(es): Oliveira, Mauro Vitor
Primeiro Orientador: Schirru, Roberto
Resumo: Este trabalho desenvolve uma metodologia para validação de sinal através de modelos empíricos de, com técnicas de inteligência artificial, para realizar a redundância analítica de sinais monitorados em uma planta industrial. A metodologia proposta reúne de forma sistêmica todas as etapas que devem compor um modelo de validação de sinal. Além disso, baseado na metodologia proposta é implementado um modelo de validação de sinal. Para validar a metodologia, são apresentados, segundo a metodologia, diversos trabalhos realizados em validação de sinal. Além disso, baseado na metodologia proposta é implementado um modelo de validação de sinal. A seleção das etapas de composição deste modelo é feita com base nos resultados obtidos nos ensaios obtidos dos ensaios realizados em diferentes técnicas de implementação de cada etapa da metodologia. Ao final do trabalho, o modelo de validação de sinal implementado é ensaiado com sinais monitorados da planta de potência nuclear Angra I, durante uma de suas partidas até atingir 100% de potência. Foram selecionados para validação os sinais da potência nuclear e da temperatura da água na perna quente do circuito 1 do primário do reator. Os resultados obtidos mostraram que o modelo proposto apresenta desempenho eficiente na validação de sinal.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Federal do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1912
Data do documento: Out-2005
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Instrumentação Nuclear - Teses e Dissertações dos Servidores do IEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURO VITOR DE OLIVEIRA D.PDF3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.