Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1916
Tipo: mastherThesis
Título: Tratamento das flutuações das taxas de partida para a monitoração da subcriticalidade do núcleo e revisão crítica do conceito de SPDS
Autor(es): Mól, Antônio Carlos de Abreu
Primeiro Orientador: Martinez, Aquilino Senra
Resumo: A implementação de sistemas computadorizados de auxílio à operação de usinas nucleares teve início após o acidente nuclear da usina americana de Three Mile Island . Naquela oportunidade foi introduzido o conceito de “Safety Parameter Display Sistem” (SPDS), mais especificamente o do seu módulo de Funções Críticas de Segurança. A definição original destes sistemas não era clara e objetiva o suficiente para uma implementação adequada de tais sistemas nas salas de controle das usinas nucleares. Como consequência surgiram surgiram diferentes versões de SDPS que, em sua grande maioria, apresentam sérias deficiências, tornando-os incompatíveis com o objetivo precípuo de aumento de segurança na operação de usinas nucleares. O presente trabalho teve como meta inicial a revisão crítica do conceito de “SAfety Parameter Display Sistem” (SDPS) com base na regulamentação e experiência operacional existentes. E teve como desdobramentos dessa meta inicial a proposta de solução para as flutuações das taxas de partidas usadas na monitoração das funções críticas de segurança, e o estudo de viabilidade da automatização dos procedimentos de recuperação das referidas funções críticas. Em particular, a solução para as flutuações das taxas de partida tornou-se relevante em face a constatação de que todos os SDPS que monitoravam as árvores de estado das funções críticas de segurança apresentavam este problema, devido a composição intrínseca dos canais de detecção dos fluxos de nêutrons em reatores nucleares. Neste trabalho, também é apresentado um resumo das principais inspeções realizadas em SDPS , em operação em várias usinas nucleares americanas.
Palavras-chave: Flutuações das Taxas de Partida
Safety Parameter Display Sistem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Federal do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1916
Data do documento: Jan-1996
Aparece nas coleções:Realidade Virtual Aplicada na Área Nuclear - Teses e Dissertações dos Servidores do IEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO CARLOS DE ABREU MOL M.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.