Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1928
Tipo: doctoralThesis
Título: Uma abordagem para aumento do potencial de criação de valor em uma transferência de tecnologia
Autor(es): Pereira, Ana Gabriella Amorim Abreu
Primeiro Orientador: Andrade, Ronaldo Soares de
Resumo: Uma investigação para ampliação da compreensão de como um instituto de pesquisa e uma empresa privada podem inserir suas expectativas de criação de valor em um acordo de transferência de tecnologia que reflita e propicie a concretização destas expectativas. É proposto que, a partir da identificação das expectativas de criação de valor das organizações com a transferência, é possível inferir sobre os atributos que contribuem para a formação deste valor de forma a estabelecer a mais satisfatória configuração do acordo para que tenha o potencial de gerar as consequências desejadas, dado que cada organização busca, por intermédio da transferência, aumentar potenciais benefícios e reduzir potenciais sacrifícios. Com sustentação em conceitos de modelos de fluxos de trocas e de criação de valor e na teoria de cadeias de meios-fim é proposta uma abordagem para aumentar o potencial de criação de valor. As evidências obtidas em um estudo de caso corroboraram a abordagem proposta.
Abstract: An investigation in order to expand the understanding on how a public research institute and a firm could introduce theirs value creation wishes into a technology transfer agreement in a way to reflect and provide the realization of those wishes. It is proposed that, from the identification of the organizations technology transfer value creation expectations it is possible to infer which attributes will contribute to that value creation and to establish satisfactory agreement configurations to generate the expected consequences. These configurations have the potential to generate those consequences, given that, through the transfer, each organization seeks to increase potential benefits and to reduce potential sacrifices. Supported by exchange flow and value creation models, and by the means-end theory, an approach to increase the value creation potential of a technology transfer is proposed. Evidences from a case study sustain the proposed approach.
Palavras-chave: Transferência de tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Federal do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1928
Data do documento: Abr-2008
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Tecnologia para Sistemas Complexos - Teses e Dissertações dos Servidores do IEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GABRIELLA A. PEREIRA_D.PDF1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.