Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1931
Tipo: mastherThesis
Título: Estudo de detectores semicondutores com aplicação em raios X diagnósticos
Autor(es): Salgado, César Marques
Primeiro Orientador: Conti, Cláudio Carvalho
Resumo: Este trabalho visa estudar possíveis procedimentos para a determinação de espectros de fótons, gerado por um tubo raios X, utilizados em diagnóstico médico (RXD) que opera na faixa de m20 a 150 Kv, permitindo, assim, o estabelecimento mais preciso das qualidades dos feixes de RXD, contribuindo para diminuir as incertezas nos processos de calibração de câmaras de ionização. Com esta finalidade, foram selecionados dois tipos de detectores, um detector de telureto de cádmio e zinco (CZT) e outro de germânio (HPGe planar). A interação do feixe de raios X com esses detectores fornece uma distribuição de altura de pulsos (DAP) que não representa o espectro verdadeiro de fótons incidentes, devido à presença de fótons escapes K, espelhamento Compton e ao fato da eficiência de detecção diminuir abruptamente com o aumento da energia dos fótons. Uma análise detalhada destes efeitos espúrios envolvidos na detecção foi realizada com a utilização do código MCNP 4B (código computacional para transporte de nêutrons e fótons) na modelagem dos detectores. Um procedimento de desmembramento (stripping) é descrito para a implementação em um computador pessoal para o detector HPGe, obtendo assim, o real espectro de energia de fótons do aparelho de raios X. As curvas de resposta do detector, obtidos por modelagem foram comparadas com dados obtidos experimentalmente, utilizando-se fontes pontuais. A validade deste método é testada por comparação com os espectros teóricos para as condições do tubo de raios X e, também, comparando-se os valores de kerma no ar determinados para este detector e medidos por uma câmara de ionização padrão secundário.
Palavras-chave: Espectrometria gama
Raios X diagnóstico
Monte Carlo MCNP 4B
Detectores semicondutores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Radioproteção e Dosimetria
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1931
Data do documento: Ago-2003
Aparece nas coleções:Aplicação de técnicas nucleares na indústria, saúde e meio ambiente - Teses e Dissertações dos Servidores do IEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CESAR MARQUES SALGADO M.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador