Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1978
Tipo: mastherThesis
Título: Radioesterilização de documentos históricos: um estudo da contribuição na degradação de papel e tintas de impressão
Autor(es): Jesus, Anderson Gomes de
Primeiro Orientador: Brandão, Luis Eduardo Barreira
Resumo: A exposição controlada à radiação gama é um processo físico que pode ser utilizado na preservação e recuperação de documentos históricos. Dependendo das características intrínsecas do material a ser tratado, é necessário pesquisar e estabelecer, de tempos em tempos, a taxa de dose e a dose total mais adequada, as condições para eliminar ou reduzir o risco biológico, o equipamento e sua logística, os aspectos econômicos e outros impactos causados pela radiação no material a ser tratado. As referências indicam que por meio da pesquisa é possível consolidar o conhecimento a respeito da radiação gama emitida por fontes de 137Cs ou 60Co de maneira a remover completamente ou reduzir drasticamente infestações por insetos e biodeterioração por microrganismos. Nesse trabalho foram utilizados dois irradiadores: um irradiador de pesquisa tipo cavidade com fonte de 137Cs pertencente ao Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exercito Brasileiro; e um irradiador de pesquisa marca MDS Nordion, com fonte de 60Co pertencente ao Laboratório de Instrumentação Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O código MCNPX foi usado para calcular a distribuição de dose em ambos os irradiadores. Tanto as amostras de papel irradiadas, quanto às não irradiadas foram submetidas a envelhecimento térmico seco e exposição à radiação ultravioleta, possibilitando a comparação entre diferentes tipos de envelhecimento. Os resultados dos testes de resistência mecânica e de medição de cor indicam que, com a dose total adequada, o tratamento por exposição à radiação gama não altera as propriedades físicas ou mecânicas do papel e tintas de impressão de maneira significativa. Dessa maneira, é possível concluir que apesar da complexidade do procedimento de irradiação de documentos históricos, que demanda um estudo detalhado com vistas a assegurar sua aplicação segura, esta é economicamente interessante quando o equipamento se encontra disponível sendo ambientalmente mais segura do que o uso de pesticidas químicos.
Palavras-chave: Radiação gama
Esterilização
Papel
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Engenharia Nuclear
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1978
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertações do PPGIEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação mestrado ien 2017 Anderson Gomes de Jesus.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.