Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1993
Tipo: mastherThesis
Título: Análise do pré-aquecimento de circuitos experimentais a sódio para desenvolvimento de reatores nucleares
Autor(es): Bellini, Ione Walmir
Primeiro Orientador: Cabral, Ronaldo Glicério
Resumo: Para atender a requisitos dos circuitos experimentais a sódio para desenvolvimento de reatores nucleares, é analisado um sistema de pré-aquecimento constituído de cabos aquecedores tubulares. O cabo aquecedor usual é composto de um fio de níquel-cromo centrado em um tubo metálico, e isolado eletricamente pelo óxido de magnésio. Devido à extensão do tema, a análise se concentra em tubulações, reservatórios e válvulas. Para definir o pré-aquecimento destes componentes, são analisadas suas condições de funcionamento e de temperatura. São apresentados métodos práticos e simplificados para o cálculo dos parâmetros, o dimensionamento da resistência e a escolha dos elementos aquecedores. Foram adotadas como critérios a segurança intrínseca e a limitação da temperatura, para garantir a integridade do circuito e a durabilidade dos cabos aquecedores. É proposto um método térmico para a avaliação da massa do sódio, utilizando o sistema de pré-aquecimento, quando não se conhece a geometria do reservatório ou o nível do sódio. São indicados os materiais de uso corrente e os procedimentos para a montagem do sistema de pré-aquecimento. Para garantir a dissipação do calor e a hermeticidade do elemento aquecedor é descrito, passo a passo, o modo de fazer a conexão entre a resistência elétrica central e o fio condutor. O sistema de pré-aquecimento analisado é também adequado ao emprego em reatores nucleares. São apresentadas várias sugestões de trabalhos, a serem realizados, para esclarecer dúvidas, definir fatores corretivos, desenvolver tecnologia e dar continuidade ao estudo ora iniciado.
Abstract: To satisfy the experimental requirements of sodium loops for nuclear reactors development, a preheating system, consisting of tubular heaters, is analyzed. The tubular heaters is usually comprised of a nickel-chromium wire centered in a metal sheath and insulated by magnesium oxide. Practical and simplified methods for the preheating parameters calculations and for the heaters elements determination and selection are presented. A thermal method to evaluate the sodium mass in a tank is presented, using the preheating system, when the tank geometry or the sodium level are unknown. The materials employed and the installation procedures of the preheating system are indicated. It is described a procedure, step by step, to make the connection between the electrical resistance and the conductor wire, to assurance the heat dissipation and the air-tight of the heater element. The preheating system analyzed is also convenient to be used in nuclear sodium reactors. Several suggestions are presented to clarify some doubts, to define correction factors, to develop technology, and to give continuity to the present work.
Palavras-chave: Circuitos experimentais
Reator nuclear
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Militar de Engenharia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1993
Data do documento: Set-2015
Aparece nas coleções:Outras produções: Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IONE WALMIR BELLINI M.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.