Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2052
Tipo: report
Título: Purificação de água produzida utilizando filtros porosos de base polimérica
Autor(es): Barbosa, Celina Candida Ribeiro
Resumo: As indústrias do setor petrolífero tem destinado atenção especial às atividades de produção em áreas offshore, pois uma quantidades significativa de água á co-produzida durante as etapas de exploração e produção e petróleo. Esta água produzida apresenta óleo e muitos contaminantes, os quais devem ser removidos para que a mesma possa ser reaproveitada ou descartada sem causar impactos no meio ambiente. Inúmeros processos tem sido utilizados para diminuir a concentração de óleo presente na água produzida. Um dos processos se baseia na utilização de filtros poliméricos constituídos de copolímeros esféricos porosos à base de metacrilato de metila e divinilbenzeno e sua posterior aplicação como filtros em colunas de purificação para redução dos níveis de contaminantes na água de produção já tratada por métodos convencionais, gerada na indústria de petróleo.
Palavras-chave: Copolímero
Porosidade
Metacrilato de metila
Divinilbenzeno
Água produzida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2052
Data do documento: Nov-2001
Aparece nas coleções:Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-34-2001.pdf212,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.