Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2058
Tipo: report
Título: Separation and determination of microamounts of mercury in copper concentrate samples by X-ray fluorescence using polyurethane foam as solid sorbent
Autor(es): Ferreira, Elizabeth de Magalhães Massena
L'Amour, Rogério José Araújo
Mantovano, José Luiz
Resumo: Neste trabalho foi investigada a sorção do complexo de iodeto de mercúrio em espuma de poliuretano (EPU) do tipo poliéter, utilizando a fluorescência de raios-X. Os principais parâmetros estudados que influenciam a sorção foram o pH, a concentração de iodeto, a massa de mercúrio, a diluição da amostra, bem como a cinética de sorção. O sistema Hg-KI-EPU apresentou cinética rápida e um sinal quantitativo para as condições otimizadas como 10 minutos de agitação de uma solução de iodeto de potássio 0,01 mol.L-1 contendo micro quantidades de mercúrio numa faixa de pH entre 1,0 a9,0. A curva analítica para o sistema proposto é linear pelo menos até 50 µg, realizando medidas direta do Hg absorvido na EPU como o par iônico H+HgI4-. Os limites de quantificação e detecção obtidos foram 9,0 e 4,0 respectivamente. A sorção de muitos elementos foi avaliada para a condição otimizada e mesmo o Cu (II) e Fe (III), em elevadas quantidades, podem ser mascarados com adição de citrato ou EDTA. Essa metodologia foi então aplicada para determinação de traços de mercúrios em amostras de minério concentrado de cobre, usando a fluorescência de raios-X com dispersão de comprimento de onda e os resultados avaliados por recuperação de padrão adicionado, ficaram concordantes entre 98 a 104%.
Palavras-chave: Mercury
Determination and separation
Copper
FRX
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2058
Data do documento: Set-2001
Aparece nas coleções:Radioquímica e Química Nuclear - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-50-2001.pdf265,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.