Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2078
Tipo: report
Título: Uso de técnica fotográfica digital na caracterização do tamanho de bolhas em sistema dispersor com ejetor
Autor(es): Ramos, Paulo Ribeiro
Resumo: Neste trabalho avaliou-se um sistema de borbulhamento de ar empregando um ejetor de geometria variável, cujo fluido motriz é a água. Foram quantificados o diâmetro médio de bolha e a retenção de gás em uma coluna de acrílico (diâmetro 5,4 cm de altura 30 cm). As variáveis de operação estudadas foram vazões de líquido e de gás. O diâmetro médio das bolhas foi obtido com técnica fotográfica digital posteriormente processada usando o software Image-Pro Plus 4.0™. A calibração do sistema foi feita a partir de imagens de uma esfera de aço de diâmetro 3,76±0,02mm. Uma câmera filmadora Redlake-MotionScope™ foi utilizada para a digitalização das fotos. Com base nos resultados experimentais, grupos adimensionais característicos do sistema foram correlacionados.
Palavras-chave: Ejetor
Sistema dispersor
diâmetro de bolhas
Coluna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2078
Data do documento: Dez-2001
Aparece nas coleções:Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-55-2001.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.