Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2085
Tipo: report
Título: Estudo de carboapatitas sintéticas dopadas com Cs, Co, e Sr como dosímetros de radiação gama por ressonância paramagnética eletrônica
Autor(es): Alencar, Marcus Vallim de
Resumo: Neste trabalho é feita uma avaliação de desempenho de carboapatitas sintéticas do tipo B dopadas com os metais césio (Cs), cobalto (Co) e estrôncio (Sr) com o objetivo de verificar a influência desses elementos no uso deste material sintético como possível dosímetro para radiação gama. A carboapatita foi sintetizada por via úmida e caracterizada usando as técnicas de ICP e de DRX. A dopagem a carboapatita sintética foi realizada pela sorção dos metais, na forma de nitratos, em solução aquosa agitada por 24 horas e posteriormente centrifugada e seca. As amostras foram irradiadas com radiação gama do 60Co a uma dose de 750Gy, e os espectros de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) foram medidos em banda X à temperatura ambiente. Os espectros de RPE obtidos apresentam linhas de sinal referentes as espécies CO2. CO e CO3-, e indicam que a presença de metais na estrutura da carboapatita modifica a produção do radicas CO2 que é usado como indicador de dose, havendo um aumento na intensidade das linhas de sinal da espécie CO2 nas amostras dopadas. Estuda-se também a influência destas impurezas metálicas na estabilidade do sinal indicador de dose.
Palavras-chave: Hidroxiapatitas carbonadas
Ressonância paramagnética eletrônica
Dosimetria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2085
Data do documento: Dez-2001
Aparece nas coleções:Outras produções: Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-62-2001.pdf484,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.