Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2101
Tipo: report
Título: Análise de confiabilidade do sistema de refrigeração de componentes de Angra I considerando as incertezas na avaliação das árvores de falhas por um modelo Fuzzy
Autor(es): Guimarães, Antonio Cesar Ferreira
Lapa, Celso Marcelo Franklin
Resumo: A avaliação probabilística de segurança (APS) vêm sendo largamente utilizada nos estudos de risco em instalações industriais desde a década de setenta. Na indústria nuclear, sobretudo, esta constitui-se numa importante metodologia para análise e licenciamento. A determinação do evento topo de um sistema através de sua árvore de falhas e quantificação dos cortes mínimos é a mais tradicional técnica aplicada. Contudo, a credibilidade de seus resultados está profundamente relacionada a incerteza com relação as probabilidades de seus eventos básicos. Recentemente, alguns pesquisadores vêm desenvolvendo metodologias para estimativa e propagação destas incertezas na análise por árvore de falhas. A operação entre conjuntos fuzzy constitui um arcabouço algébrico que é capaz de tratar adequadamente este problema. Este trabalho, após uma breve apresentação da metodologia empregada, apresenta um estudo de caso envolvendo o sistema de refrigeração de componentes de Angra I considerando taxa e probabilidades realistas. Os resultados finais revelam o grau de incerteza sobre o evento topo e apontam os componentes críticos do sistema.
Palavras-chave: APS
Probabilidade
Taxas de falhas
Fault tree
Fuzzy
Incertezas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2101
Data do documento: Mar-2002
Aparece nas coleções:Engenharia e Segurança de Reatores Nucleares - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-02-2002.pdf400,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.