Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2242
Tipo: report
Título: Avaliação por ultra-som do tratamento térmico de alívio de tensões em componente industrial
Autor(es): Lamy, Carlos Alfredo
Bittencourt, Marcelo de Siqueira Queiroz
Ortega, Linton Patricio Carvajal
Payão Filho, João da Cruz
Moraes, Marcelo Melo
Resumo: Os processos de fabricação normalmente introduzem tensões internas nos matérias, tornando muitas vezes necessária, por isso, a realização de tratamento térmico de alívio de tensões (TTAT) em estruturas ou componentes. Esses tratamentos térmicos são conduzidos sob-rigoroso controle de temperatura e do tempo, porém eles nem sempre têm seus resultados avaliados, seja por motivos técnicos ou financeiros. A técnica ultra-sônica desponta, assim, como uma ferramenta promissora na avaliação TTAT. Nesse trabalho foram medidos os tempos de percurso de ondas ultra-sônicas em pontos próximos a um cordão de solda de uma câmara hiperbárica de aço de alta resistência de 170mm de espessura, bem como de uma peça de referência. Esses testes ultra-sônicos foram realizados antes e após um TTAT. Os resultados comprovaram que o ultra-som é bastante eficiente na avaliação do TTAT, pois é uma técnica de inspeção rápida e não destrutiva, e que ele poderia, inclusive, servir de ferramenta na determinação do menor valor de tempo e de temperatura de TTAT capazes de proporcionarem o alívio de tensões desejado, reduzindo, assim o consumo de energia.
Palavras-chave: Análise de tensão
Ultra-som
Tratamento térmico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2242
Data do documento: Dez-2003
Aparece nas coleções:Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-32-2003.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.