Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2243
Tipo: report
Título: Medida do tempo de percurso de onda ultra-sônica para avaliação de tensões
Autor(es): Bittencourt, Marcelo Siqueira Queiroz
Pinheiro, Marcos Aurélio de Andrade
Lamy, Carlos Alfredo
Payão Filho, João da Cruz
Resumo: Uma das técnicas de caracterização de materiais mais promissoras é a ultra-sônica. O fenômeno da variação da velocidade da onda é hoje muito utilizado para, por exemplo, avaliar porosidade em cerâmicos, vazão de fluidos, tensões internas, determinar a direção de laminação de materiais metálicos, etc. Consegue-se determinar a variação da velocidade da onda ultra-sônica a partir da medida do intervalo de tempo decorrido entres seus ecos. Isto, entretanto, requer elevada resolução, principalmente na avaliação de tensões internas, onde variações de tempo da ordem de nanossegundo precisam ser medidas. Este trabalho apresenta um método para medição deste tempo empregando um processamento do sinal ultrassônico que utiliza a correlação cruzada e a técnica multitaxas para aumentar a resolução destas medidas, mantendo-se o mesmo sistema de aquisição de dados. Medidas de tempo pelo método proposto são comparadas com medidas obtidas por equipamento eletrônico que possui precisão de picossegundo. O método é aplicado no estudo de tensões em uma chapa de alumínio e os resultados obtidos são discutidos.
Palavras-chave: Ultra-som
Tensão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2243
Data do documento: Dez-2003
Aparece nas coleções:Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-31-2003.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.