Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2294
Tipo: report
Título: Remalhagem adaptativa em eletromagnetostática utilizando programas externos GenMesh (2D), Triangle (2D) and TEtGen (3D)
Autor(es): Jospin, Reinaldo Jacques
Vieira, Cristiano Teixiera
Nery, Domingos Eugênio de Sá
Resumo: A utilização do método dos elementos finitos com aproximações do campo de soluções baseados em funções polinomiais de classe C° produzem derivadas destas soluções descontínuas. Em muitos casos o aumento da discretização pode diminuir os efeitos de descontinuidades, mas não eliminá-las totalmente a não ser que estas funções polinomiais sejam modificadas. Entretanto, a utilização destes elementos de classe C° cuja ordem de descontinuidades é importante, é considerada frequentemente satisfatória já que este problema não é visto como um entrave a se obter soluções satisfatórias para os problemas propostos. O fato de que as funções polinomiais de classe C° resultar em um campo não suavizado pode ser usado como uma vantagem na criação do mecanismo básico de remalhagem adaptativa. Aproximações baseadas no uso de um critério de continuidade das derivadas foram usados por muitos autores. Um exemplo é o critério de continuidade da intensidade do campo magnético tangencial H nas interfaces entre elementos, região de flexão das linhas de campo, ou a mudança de potencial ao longo destas interfaces. O objetivo deste trabalho é analisar uma medida de erro que seja ao mesmo tempo de fácil implementação, sem um custo proibitivo de cálculo e com uma boa representação do erro da solução.
Palavras-chave: Electro Magnetostática
Remalhagem adaptativa
Elementos finitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2294
Data do documento: Mai-2011
Aparece nas coleções:Engenharia e Segurança de Reatores Nucleares - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.