Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2334
Tipo: conferenceObject
Título: Caracterização de suportes cerâmicos de óxido de titânio para tratamento de efluentes da área nuclear
Autor(es): Oliveira, Elizabeth Eugenio de Mello
Resumo: O crescente desenvolvimento dos processos de separação por membranas (PSM) tem sido justificado por se tratar de uma técnica de separação de fácil operação e que, em geral, não envolve mudança de fase. Os PSM vêm se tornando uma tecnologia cada vez mais importante, com aplicação em diversas áreas para separar, concentrar ou purificar soluções. As membranas cerâmicas apresentam propriedades superiores as poliméricas, principalmente quanto a resistência química a solventes e condições extremas de temperatura e pH. Membranas cerâmicas são compostas por um suporte poroso, responsável pela resistência mecânica e recobertas por uma fina camada filtrante, responsável pela seletividade. Neste trabalho foram preparados suportes a base de óxido de titânio (TiO2), que apresenta alta estabilidade química, térmica, resistência a solventes orgânicos e aplicação em ampla faixa de pH (0-14). Foram preparadas três suspensões aquosas contendo, TiO2 e amido de milho nas concentrações de 0, 15 e 30%, agindo como formador de poros. As suspensões foram secas em Spray-Dryer, para obter uma mistura homogênea e granulada, o suporte foi compactado a pressão de 1,5 Kgfcm-2 na forma de discos cilíndricos de 2,5 cm de diâmetro e sinterizados nas temperaturas de 1100 e 1150°C. Os discos foram pesados e suas dimensões medidas para a determinação da densidade geométrica e porosidade. Testes de permeabilidade hidráulica foram realizados nas pressões de 1 a 4 bar. As condições de 1100°C sem adição de amido e 1150°C com 15% de amido apresentaram porosidades de 42% e 44%, respectivamente, valores próximos do sugerido na literatura, entre 35 – 40%.
Palavras-chave: INAC 2017
Suportes cerâmicos
Materiais funcionais
Tratamento de efluentes
Rejeitos nucleares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2334
Data do documento: Out-2017
Aparece nas coleções:Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear - Trabalhos de Congresso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO INAC 55.pdf349,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.