Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2347
Tipo: conferenceObject
Título: Estudo experimental do movimento de bolhas alongadas individuais em tubos vertical e ligeiramente inclinados usando uma técnica de visualização
Autor(es): Azevedo, Marcos Bertrand de
Faccini, José Luiz Horácio
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo experimental de bolhas de Taylor ascendentes em tubos vertical e ligeiramente inclinados contendo um liquido estagnado, utilizando uma técnica de visualização. Foi utilizada uma montagem experimental que consistiu de um tubo de acrílico de seção circular com 2 m de comprimento e 24 mm de diâmetro interno, com as extremidades vedadas e contendo diferentes misturas de água destilada e glicerina (água pura, 80% de água, 50% de água, 20% de água e glicerina pura). Durante o enchimento do tubo com as misturas, foram deixados bolsões de ar com comprimentos de 10 cm e 20 cm para geração das bolhas de Taylor, que foram obtidas invertendo-se o tubo até a posição desejada. O tubo foi fixado em um dispositivo que permitiu variar os ângulos de inclinação em 0º/2,5º/5º/7,5º/10º/15º em relação à vertical. O estudo experimental consistiu na verificação da influência da inclinação e das propriedades do fluido, em especial a viscosidade, nas velocidades e nos comprimentos das bolhas de Taylor, empregando-se uma câmera de vídeo de alta velocidade para a medição destes parâmetros. O processamento das imagens foi realizado utilizando-se um software comercial e um programa desenvolvido no Laboratório de Termo-Hidráulica Experimental do Instituto de Engenharia Nuclear (LTE/IEN). Os resultados obtidos indicaram que as velocidades de ascensão das bolhas diminuíram com o aumento da viscosidade do líquido, e aumentaram com o aumento da inclinação do tubo.
Palavras-chave: INAC 2015
Bolhas de Taylor
Thermal hydraulics
Nuclear reactor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2347
Data do documento: Out-2015
Aparece nas coleções:Engenharia e Segurança de Reatores Nucleares - Trabalhos de Congresso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.