Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2531
Tipo: conferenceObject
Título: Avaliação de unidades para separação de fase aquosa/orgânica em efluentes industriais pelo método de traçadores radioativos
Autor(es): Brandão, Luís Eduardo Barreira
Nóbrega, Armi Wanderley da Nóbrega
Oliveira, Rene L.
Resumo: O objetivo do trabalho foi desenvolver metodologia para avaliação de unidades de separação de fase (água/óleo) em efluentes líquidos empregando-se traçadores radioativos. Estas unidades presentes em complexos industriais, principalmente na industria petroquímica, possibilitam a remoção de resíduos de fase orgânica no efluente, permitindo a liberação para o meio ambiente de um esgoto dentro dos limites estabelecidos pela legislação. Como traçadores radioativos foram empregados 123I para a fase orgânica e 82Br para a fase aquosa e os testes realizados em uma unidade experimental com dois detetores cintiladores NaI adequadamente posicionados de forma a monitorarem o processo de separação de fase e a liberação do efluente liquido.
Palavras-chave: Efluentes industriais
Método de traçadores radioativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2531
Data do documento: Ago-2005
Aparece nas coleções:Aplicação de técnicas nucleares na indústria, saúde e meio ambiente - Trabalhos de Congresso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador