Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2533
Tipo: conferenceObject
Título: Análise do perfil de deslocamento de fluidos em tanques industriais com uma unidade estanque submersa
Autor(es): Candeiro, Ricardo E. de Miranda
Crispim, Verginia Reis
Brandão, Luis Eduardo Barreira
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo da análise do perfil de deslocamento de fluidos em um tanque industrial que usa dois cintilador de detectores de NaI 2 " x 2 " submerso. O propósito de submergir o detector é aumentar a eficiência à passagem da nuvem de radiotraçador e reduzir a quantidade de material radioativo inserido no meio, causando menos contaminações. A unidade submersa foi usada para estudar o comportamento hidrodinâmico do fluido, em um tanque industrial, dividido em quatro quadrantes, com volume constante de 750 l e vazão constante de 6 l/min. O radiotraçador usado foi 123I na forma líquida de iodeto de sódio e foi inserido na entrada de alimentação do sistema. A análise do movimento do traçador foi realizada pela função E(t), isso é, uma função de densidade de probabilidade e que pertence ao grupo das funções de distribuição de tempo de residência (DTR), no qual se permitiu calcular o tempo médio de residência teórico que foi de (7500 ± 90) s, e o tempo médio de residência experimental calculado foi de (3884 ± 51) s. Também pela função foi possível identificar problemas do tipo: canalizações, recirculações e zonas de retenção.
Palavras-chave: Deslocamento de fluidos
Radiotraçadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2533
Data do documento: Ago-2005
Aparece nas coleções:Aplicação de técnicas nucleares na indústria, saúde e meio ambiente - Trabalhos de Congresso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DO PERFIL DE DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM TANQUES INDUSTRIAIS COM UMA UNIDADE ESTANQUE SUBMERSA.pdf306,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador