Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2585
Tipo: conferenceObject
Título: Análise de confiabilidade considerando falhas de causa comum – estudo de caso envolvendo um PWR de 4 LOOPS
Autor(es): Lapa, Celso Marcelo Franklin
Resumo: Neste artigo são desenvolvidos procedimentos para a obtenção de uma estimativa pontual da probabilidade de falha do sistema de água de alimentação auxiliar (AFWS), em diversos arranjos operacionalmente possíveis na estrutura física e funcional de uma instalação nuclear de potência (PWR) de quatro loops. Em função das características redundantes do sistema analisado, optou-se por contabilizar os impactos das falhas de causa comum sobre as taxas e probabilidades de falhas por demanda através da utilização de um modelo paramétrico. Os resultados obtidos expressam a evolução da probabilidade de ocorrência do evento topo em função do tempo de operação contínuo do sistema, bem como, quantificam a indisponibilidade assumida pelo sistema para diversos arranjos operacionais envolvendo componentes desalinhados ou indisponíveis temporariamente.
Palavras-chave: GCEN 1998
Análise de segurança
Confiabilidade
Falha causa comum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2585
Data do documento: 1998
Aparece nas coleções:Engenharia e Segurança de Reatores Nucleares - Trabalhos de Congresso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DE CONFIABILIDADE CONSIDERANDO FALHAS DE CAUSA COMUM – ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO.PDF64,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.