Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/539
Tipo: Dissertation
Título: Cálculo da distribuição de temperatura em varetas combustiveis: estudo do efeito de excentricidade no posicionamento das pastilhas de UO2
Autor(es): GASPAR JUNIOR, João Carlos Aguiar
Primeiro Orientador: MOREIRA, Maria de Lourdes
Membro(s): JOSPIN, Reinaldo Jacques
PEREIRA, Luiz Carlos Martins
TRANJAN FILHO, Alfredo
Abstract: Este trabalho propõe-se ao desenvolvimento de um método de resolução de equações de transferência de calor aplicado em varetas combustíveis utilizando o método dos elementos finitos, com a finalidade de se avaliar o desempenho e a segurança deste sistema nuclear. Foi elaborado em Fortran um programa para avaliar as equações que governam o problema, as condições de contorno e aplicar as propriedades dos materiais em regime permanente. Este programa utiliza a geração da malha de entrada e as saídas gráficas geradas pelo programa GID. O método desenvolvido foi validado em relação à solução analítica encontrada no livro de Todreas e Kazimi com erro inferior a 0,2% e com relação à solução analítica aprimorada de Nijsing para vareta axissimétrica e com excentricidade com erro inferior a 3,6%. Foram desenvolvidas aplicações com a utilização de correlações para propriedades com dependência da temperatura na resolução de vareta axissimétrica e na resolução de uma vareta com excentricidade. O método desenvolvido, caso venha a ser implementado, permitirá a avaliação de varetas combustíveis nas situações apresentadas e em outros cenários, além de agregar uma ferramenta de valor substancial na análise de varetas.
URI: http://hdl.handle.net/ien/539
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertações do PPGIEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mestrado_ien_2010_02.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.