Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/928
Tipo: article
Título: Human factors applied to alarm panel modernization of nuclear control room.
Autor(es): FARIAS, Marcos Santana
SANTOS, Isaac José Antonio Luquetti dos
FERRAZ, Fernando Toledo
HADDAD, Assed Naked
HECKSHER, Suzana Dantas
Resumo: Human factors deal with issues related to humans, their behavior and the physical aspect of the environment in which they work. A control room is a complex system where operators perform plant operation using control systems and carry out monitoring and administrative responsibilities. For safe operation of industrial installation, the performance of the control room crew plays an important role. In this respect, a well designed control room is crucial for safe and efficient operation. The aim of this paper is to propose a methodological framework applied to nuclear control room evaluation, through participatory ergonomics, using operator activity analysis and human factors questionnaire as aid tools. We describe a case study in which the methodology framework was used in the evaluation process of a nuclear control room. The information gathered made possible a series of recommendation for the adequacy of the control room design, assisting in the safety assessment of the nuclear plant operation and justifying the alarm panel modernization.
Abstract: Fatores humanos lidar com questões relacionadas com os seres humanos, o seu comportamento e o aspecto físico do ambiente em que trabalham. A sala de controle é um sistema complexo em que os operadores executar a operação da planta utilizando sistemas de controlo e proceder à monitorização e responsabilidades administrativas. Para um funcionamento seguro da instalação industrial, o desempenho da tripulação sala de controlo desempenha um papel importante. A este respeito, uma sala de controle bem projetado é crucial para o funcionamento seguro e eficiente. O objetivo deste trabalho é propor um quadro metodológico para avaliação da sala de controle nuclear, através de ergonomia participativa, através da análise de atividade do operador e os fatores humanos questionário como ferramentas de auxílio. Nós descrevemos um estudo de caso em que o quadro de metodologia foi usada no processo de avaliação de uma sala de controle nuclear. As informações recolhidas possibilitou uma série de recomendações para a adequação do projeto da sala de controle, auxiliando na avaliação da segurança da operação da usina nuclear e justificando a modernização painel de alarme.
Palavras-chave: Human factors
Control room
Nuclear reactor
Safety
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: restrictAccess
???metadata.dc.rights.uri???: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0950423013001551
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/928
Data do documento: Nov-2013
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Instrumentação Nuclear - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Human factors applied to alarm panel.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.