Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2105
Tipo: report
Título: A complexidade de um sistema de regras fuzzy para estudo da corrosão acelerada por vazão em componentes passivos
Autor(es): Guimarães, Antonio Cesar Ferreira
Lapa, Celso Marcelo Franklin
Resumo: Este trabalho apresenta uma nova modelagem para o problema de corrosão, FAC- “Flow Accelerated Corrosion” e representação gráfica das simulações realizadas em componentes estruturas e sistemas passivos de uma central nuclear em processo de envelhecimento. Através de um sistema de regras Fuzzy, baseado apenas em conjuntos de dados característicos da natureza do problema, define-se um certo número de regras que represente o conhecimento armazenado sobre o sistema. Dada a enorme complexidade oriunda das diversas informações observáveis e sua estrutura não linear o entendimento e previsão do fenômeno de envelhecimento é impossível para um especialista humano. Contudo, coma utilização de metodologias inteligentes, os resultados da previsão podem ser visualizados graficamente, e a partir deste ponto, inferências no espaço de solução de regras podem ser feitas pelo engenheiro que detém o conhecimento especialista.
Palavras-chave: Regras fuzzy
PWR
Corrosão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2105
Data do documento: Mai-2002
Aparece nas coleções:Engenharia e Segurança de Reatores Nucleares - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-06-2002.pdf493,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.