Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2113
Tipo: report
Título: Comportamento do fluxo de nêutrons térmicos e epitérmicos na saída do canal J-9 do Reator Argonauta para a obtenção de imagens radiográficas
Autor(es): Souza, Maria Ines Silvani
Furieri, Rosanne C. A. A.
Resumo: Neste trabalho foi verificado o comportamento do fluxo de nêutrons térmicos e epitérmicos em toda área de saída do canal J-9 do reator Argonauta para diversos arranjos de colimação. O objetivo principal foi definir um arranjo otimizado para ser utilizado na obtenção de imagens radiográficas com nêutrons, incluindo tomografias e neutrongrafias. Como a homogeneidade do feixe e a energia dos nêutrons são fatores que influenciam na qualidade das imagens de um objeto radiografado, a área do canal foi dividida em treze seções e, em cada uma foi obtido o fluxo absoluto de nêutrons térmicos e epitérmicos para cada arranjo de colimação. Os valores dos fluxos em cada seção foram determinados pela ativação (n,γ) de folhas de índio colocadas em cada posição. O método de diferença de cádmio foi o utilizado para separar a contribuição dos nêutrons térmicos dos epitérmicos.
Palavras-chave: Fluxo de nêutrons
Térmicos e epitérmicos
Colimação de nêutrons
Canal de irradiação
Reatores de pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2113
Data do documento: Mai-2002
Aparece nas coleções:Outras produções: Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT-IEN-13-2002.pdf885,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.