Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2588
Tipo: conferenceObject
Título: Metodologia de cálculo das incertezas associadas às medições na calibração de monitores de radiação para medidas de H*(10)
Autor(es): Grecco, Cláudio Henrique dos Santos
Ramos, Manoel Mattos de Oliveira
Resumo: Desde os primórdios do uso da radiação ionizante é sabido que esta pode causar danos aos seres vivos a ela expostos. Desta forma, os monitores de radiação que são equipamentos utilizados para avaliar se um determinado local apresenta ou não radiação ionizante, devem ser ensaiados e calibrados segundo normas internacionais ou nacionais com vistas a qualificá-los para uso. Os monitores de radiação devem fornecer medidas confiáveis, desde modo as calibrações devem estar associadas as incertezas de medições, de modo que os resultados possam ser comparados, seja entre eles mesmos ou com valores de referência por uma norma. Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para avaliar e calcular as incertezas de medições na calibração de monitores de radiação para medidas de equivalente de dose ambiente, H*(10), segundo recomendações de normas ISO. A incerteza total encontrada nos ensaios foi de 4,5 % a um nível de confiança de 95 %.
Palavras-chave: Calibration of radiation monitors
Uncertainties
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: openAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2588
Data do documento: Ago-2005
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Tecnologia para Sistemas Complexos - Trabalhos de Congresso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.