Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2742
Tipo: article
Título: Feasibility study of a radiation sterilization plant in Rio de Janeiro
Autor(es): Wieland, Patricia
Rego, Flavio Carvalho
Rego, Flavio Carvalho
Resumo: A Comissão Nacional de Energia Nuclear está fazendo esforços para instalar, no Rio de Janeiro, uma instalação de irradiação para a esterilização de produtos de saúde. Para isso, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) elaborou um estudo de viabilidade que compreende aspectos econômicos, técnicos e sociais. O resultado da avaliação da demanda de um serviço de esterilização por radiação no Rio de Janeiro mostra que há demanda por várias unidades. Com base nesse mercado, e na disponibilidade técnica, foi escolhida uma instalação de irradiação automática de cobalto-60 1.000.000 Ci e capacidade de processamento de 24.000 m3 / ano. O custo de implantação é inferior a US $ 4.000.000 e a relação benefício / custo é de 1,61 considerando uma operação inicial em 70% da capacidade. A instalação de uma unidade de esterilização por radiação no Rio de Janeiro aumentará o parque industrial de produtos de saúde, melhorando a qualidade dos produtos esterilizados e trazendo vantagens sociais e econômicas para o estado do Rio de Janeiro.
Abstract: The Brazilian Nuclear Energy Commission is making efforts to install, in Rio de Janeiro, an irradiation facility for the sterilization of health care products. For that, the Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) has prepared a feasibility study which comprises economic, technical and social aspects. The result of the demand assessment of a radiation sterilization service in Rio de Janeiro, shows that there is demand for several plants. Based on this market, and on plant makers availability, a cobalt-60 automatic irradiation facility 1.000.000 Ci and processing capacity of 24.000 m3/year was chosen. The implantation cost is less than US$4.000.000 and the benefit/cost ratio is 1,61 considering an initial operation at 70% of capacity. The installation of a radiation sterilization plant in Rio de Janeiro will increase the health care products industrial park, improving the quality of the sterilized products and bringing social and economic advantages for the state of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Feasibility studies
Ionizing radiations
Irradiation plants
Medical supplies
Political aspects
Radiation doses
Socio-economic factors
Technology impacts
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Instituto de Engenharia Nuclear
Sigla da Instituição: IEN
Tipo de Acesso: embargoedAccess
URI: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/2742
Data do documento: 1995
Aparece nas coleções:Gestão do Conhecimento Nuclear - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.